O girassol (Helianthus annuus) é uma planta anual caracterizada por possuir grandes inflorescências. É consideradapopularmente como uma planta que traz felicidade, vitalidade e carrega o significado da fama, sucesso e sorte.
Originária da América do Norte, foi cultivada pelos povos indígenas para alimentação e domesticada por volta do ano 1000 a.C. Existem objetos e imagens da cultura “inca” que fazem referência ao girassol como o Deus do Sol. Isto porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente. Assim, é notável por “olhar” para o sol, comportamento vegetal conhecido como heliotropismo.
É uma planta conhecida como cultura de ampla capacidade de adaptação às diversas condições de latitude, longitude e fotoperíodo. A maior tolerância à seca, a menor incidência de pragas e de doenças, são alguns dos fatores que têm possibilitado sua expansão e consolidação como cultura técnica e economicamente viável nos sistemas de produção.
São muitas as crenças e crendices a respeito desta planta. Na Hungria, por exemplo, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade. Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.
Quanto ao uso, são muitos. Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo do girassol que é comestível, além de boa alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grãos. Suas folhas podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno alelopatia.
A lindíssima flor do girassol é comercializada como flor de corte. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores que com ramos desde a base, que são mais utilizadas na confecção de buquês lindíssimos, principalmente em arranjos rústicos.
No paisagismo, girassóis podem ser utilizados em canteiros de projetos de grandes expansões, lembrando que o ciclo deles é curto. Mesmo assim, vale o espetáculo. Em algumas exposições temos visto o plantio em floreiras, vasos e na composição de hortas.
Para completar, a flor é considerada por muitos como símbolo do Novo Milênio.