Notícias

Nancy Thame

Requerimento indaga se prazo de concurso já realizado será ‘congelado’

A vereadora Nancy Thame (PV) quer saber o que a Prefeitura fará quanto aos prazos de concursos realizados para a contratação de profissionais da educação. O tema gera dúvidas porque tramita, na Câmara dos Deputados, projeto de lei que, em razão da pandemia da Covid-19, suspende imediatamente todos os prazos relativos a concursos públicos, a fim de evitar prejuízos aos participantes por motivos alheios à sua vontade.

No requerimento 368/2020, aprovado na 25ª reunião extraordinária, Nancy questiona como a Prefeitura pretende considerar os prazos de concursos que, já realizados, são ainda válidos e não geraram as contratações previstas. A vereadora indaga se há previsão de congelamento dos prazos desses concursos por causa da pandemia, como outros municípios e estados têm feito. Caso o governo local tome essa decisão, Nancy pergunta por qual instrumento legal ele pretende fazê-lo, se por lei municipal ou decreto.

O caso que motivou o questionamento da vereadora é o concurso público 2/2019, realizado pela Prefeitura para a contratação de 55 profissionais da educação, entre auxiliares, intérprete educacional, professor de ensino fundamental e educação infantil e nutricionista. O edital de abertura cita prazo de validade de 1 ano do concurso, contado da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da administração, uma única vez e por igual período.

“A homologação deste concurso de deu em 27 de setembro de 2019, portanto em setembro deste ano completa-se um ano de sua validade”, observa Nancy. “Verificamos que os últimos candidatos chamados foram em março, porém, pelo atual momento vivido, atividades e encaminhamentos foram atingidos, dificultando o andamento para a convocação, sendo natural a não-contratação de funções não essenciais ao combate da pandemia. No entanto, isso não deve causar certos prejuízos aos participantes e ao próprio município, no que diz respeito aos demais serviços e áreas”, completou.

 

Texto: Ricardo Vasques – MTB 49.918 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues – MTB 23.343 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support