A presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e de instrutores surdos no acompanhamento da formação educacional de crianças e adolescentes em Piracicaba é abordada no requerimento 388/2020, de autoria da vereadora Nancy Thame (PV) e aprovado nesta segunda-feira (10), na 27ª reunião ordinária.
A parlamentar pergunta se há vagas para intérprete de Libras e instrutor surdo no município, quantas estão preenchidas, para onde estão destinadas e se há previsão de contratação desses profissionais. Nancy também quer saber quantas crianças com deficiência estão matriculadas na rede de ensino em Piracicaba.
“Esses profissionais têm um importante papel na educação dessas crianças, trazendo mais interação e entendimento a elas e podendo garantir o bom aprendizado na escola”, diz a vereadora, ao destacar que o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, é previsto no artigo 53-A do Estatuto da Criança e do Adolescente.
“Estamos vendo que tem um número reduzido para intérpretes de Libras e sabemos que o número de crianças com deficiência matriculadas na rede de ensino tem aumentado”, acrescentou, durante a reunião extraordinária.
Texto: Ricardo Vasques – MTB 49.918 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues – MTB 23.343 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)