Minhas publicações

Plantar, plantar e plantar

Estamos enfrentando uma pandemia onde não é possível negar o risco, a ansiedade, o medo e as limitações que sentimos. 

Algumas atividades podem ajudar a tornar este período mais leve. A natureza, que sempre despertou o interesse de crianças de todas as idades, pode sensibilizar para promover novas descobertas, seja na lida com a terra, na observação da fauna minúscula que vive no solo ou no simples acompanhamento da evolução das plantas.

Quem nunca fez a experiência de “plantar” um grão de feijão sobre algodão molhado, para vê-lo crescer um pouquinho a cada dia? 

Pois é, a conexão com a natureza pode ocorrer onde você estiver. Uma boa opção é transformar as sementes que temos em casa em mudas e bem estar.

Entre estas atividades selecionamos a jardinagem possível em espaços de diferentes tamanhos.  Mexer com a terra tem efeitos benéficos para a saúde e ajuda a diminuir a ansiedade e o stress. 

Não precisamos sair de casa  para encontrar um bom começo: parte dos nossos alimentos têm sementes que podem ser transformadas em mudas e, no futuro, em mais alimento. Plantar estas sementes pode ser uma maneira muito interessante de falar sobre a natureza com as crianças da casa e, quem sabe, até uma maneira de ensinar algumas matérias escolares como biologia.

Existem algumas formas de reprodução no reino vegetal e a semeadura é o nome da técnica usada quando transformamos as sementes em mudas. A maioria das sementes pode ser cultivada em qualquer substrato (terra vegetal, por ex) com uma textura solta.  

Para quem vai começar a semear a dica é usar substratos que já tem em casa, ou um pouco de terra dos vasos ou de canteiros. Lembramos que ficar em casa é a recomendação da Organização Mundial da Saúde para evitar a propagação do vírus Covid-19.

Antes de semear, molhe o substrato ou solo, sem encharcar. Lembramos que existem dois tipos de semeadura, as diretas e indiretas. Na semeadura direta, as sementes são semeadas direto no local onde ficarão (no canteiro ou recipiente). Neste caso, se a semente for muito pequena, como a da alface, por exemplo, pode misturar a terra com um pouco de areia e fazer a semeadura.

A outra forma é a indireta, onde primeiro fazemos a semeadura em sementeiras específicas e depois replantamos as mudinhas. Quando não temos as sementeiras, podemos improvisar com caixas de ovo, vasos pequenos, formas de gelo em desuso. Enfim, o que tiver  disponível, porém o recipiente deve ter um furo embaixo, para que o excesso de água saia. 

O próximo  passo é encher a sementeira com substrato, colocando as sementes sem afundar muito e deixando-a em ambiente úmido, com claridade, mas sem sol direto. Sementes muito pequenas, quase granuladas, devem ter a semeadura  superficial. Para as outras, afunde mais ou menos uma vez o seu tamanho.

Para regar, use de preferencia um borrifador, para não mexer muito na terra e nas sementes. Se não possuir um borrifador, regue com delicadeza e pouca água por vez. É importante manter o substrato sempre úmido, molhando até duas vezes por dia, sem encharcar.

Ao acompanhar o crescimento de uma plantinha, a criança aprende que a natureza tem seu tempo e que não adianta apressá-la. Trata-se de um recurso importante para ajudar a criança a controlar sua ansiedade e compreender os ciclos da vida.

Com ou sem crianças, sozinho ou em família, fazer brotar as sementes que temos em casa é um caminho para trazer mais serenidade e promover uma conexão com a natureza,  onde o aprendizado é necessário e infinito. 

Fonte:

https://claudia.abril.com.br/sua-vida/brincando-de-plantar-seus-filhos-aprendem-sobre-a-vida-e-a-natureza/

https://vamoscomermelhor.com.br/horta-das-criancas-dicas-para-plantar-com-os-pequenos/

Site: ciclovivo.com.br

_______________________________________________________________

Dicas para algumas  sementes dos alimentos que temos em casa

Mamão  – Plante direto em um vaso, mas depois terá que transplantá-lo para local com espaço, longe de tubulações.

Tomate – Retire as sementes, tire o excesso de polpa com um guardanapo, e plante em sementeiras ou em um vaso menor. Em cada buraquinho da sementeira, coloque sementes juntas. Depois que a muda estiver com 4 folhas, plante no local onde a planta possa pegar sol pelo menos 4 horas por dia, e coloque uma haste para apoio..

Abacate – Pegue o caroço e o lave. Depois retire a casca de leve que tem por cima da semente e, em vaso menor, coloque a semente com a parte mais plana para baixo no substrato, afundando um pouquinho, mas sem cobrir. Regue e mantenha o substrato sempre úmido. Terá que  ser replantada posteriormente, pois trata-se de uma árvore.

Manga – Retire o caroço, limpe-o. Com muito cuidado, use uma faca para abrir a casca e tirar a semente. Plante a semente deitada em um vaso, ou diretamente no solo, fazendo um pequeno buraco, uma vez o seu tamanho deitada. Cubra com substrato e regue. Terá que  ser replantada posteriormente, pois trata-se de uma árvore.

Caqui – É uma árvore de grande porte, mas pode ser mantida em vasos de 30 ou 40 litros com poda. Caso contrário, valem as mesmas orientações do abacate e manga. 

Melancia  – Retire as sementes com uma faca, e coloque na sementeira, deitadas, com a profundidade de uma  vez o  seu tamanho, cubra com o substrato e regue novamente. É uma planta rasteira. Pelo seu tamanho o recomendado é plantar em canteiros.

Melão – Retire as sementes, as lavem, retire a película que envolve a semente, com cuidado para não quebrar a pontinha mais fina da semente, de onde germinará a muda. Coloque a semente sobre o substrato, afundando de leve a pontinha fina, mas sem cobrir com substrato, e regue novamente. Também é planta rasteira, devendo  ser levada para um canteiro posteriormente .

Morango –  Retire com uma pinça ou com a mão as sementes, pegue essas sementes e espalhe por um guardanapo úmido, as cobrindo com outro guardanapo úmido. Coloque na geladeira por uma semana, ou até germinarem. Quando aparecerem umas pequenas folhas pode transferir para o vaso.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Um vasinho de Ovo (ovo cabeludo), uma prática divertida

Você vai precisar de caixa de ovos vazia, canetas coloridas, algodão, sementes simples (pra graminha ou capim mesmo) e cascas de ovos vazias.

Primeiro, lave as cascas de ovo e as ponha na caixa de ovos. Depois, botar um pouco de algodão molhado com as sementes dentro. Ponha bastante mesmo, pra poder crescer bastante “cabelo”. Deixe a caixa de ovos perto de uma janela e espere a grama crescer. Depois de uns dias o ovo vai deixar de ser careca! Aí é só fazer uma carinha simpática nele. A atividade também pode ser feita com garrafas pet.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support