Notícias

Nancy relata mudanças na Escola do Legislativo durante pandemia

“Depois da pandemia do novo coronavírus, nunca mais seremos os mesmos. Esse momento vai, possivelmente, nos transformar como sociedade”, refletiu a vereadora Nancy Thame (PV), na tarde desta quarta-feira (15), em live no Instagram do programa Parlamento Aberto.

Na entrevista, conduzida pelo jornalista Erich Vallim Vicente, a parlamentar defendeu o diálogo para conter a crise do coronavírus e falou, dentre outros assuntos, das atividades da Escola do Legislativo, da qual é diretora, e que devido ao cancelamento dos eventos da Câmara, como prevenção ao Covid-19, oferece agora cursos online à população.

“Neste momento tão difícil, o poder público deve trazer proteção e dignidade às pessoas. Agora, as discrepâncias sociais no país farão com que a humanidade sofra ainda mais. Estamos percebendo, com um custo muito alto, o quanto a integração de vozes é importante. Programas como o Parlamento Aberto e a Escola do Legislativo promovem a cidadania e a união entre as pessoas”, enfatizou Nancy.

Em tempos de distanciamento social, necessário para pausar a pandemia do novo coronavírus, as pessoas buscam maneiras de administrar melhor o tempo, agregando, sobretudo, conhecimento. A Escola do Legislativo, que oferece em seu canal do Youtube mais de 200 conteúdos sobre os mais diversos temas, ganha destaque nesse período.

Para Nancy Thame, os cursos ministrados na Escola devem estar ao alcance de toda a população, já que a Câmara pertence ao povo. “Temos que lutar pela transparência nos espaços públicos e usar a tecnologia ao nosso favor, perdendo, assim, o medo do diálogo. Estamos nesse mundo para criar, ajudar, fazer coisas diferentes e ser feliz, o que significa enfrentar dificuldades”, ponderou.

A parlamentar informa que alguns cursos que a Escola oferece estão sendo realizados online, via transmissão ao vivo no Facebook, o que a tornou exemplo para outras Escolas do Legislativo. “As ações repercutem em outros Estados que nos procuram para somarmos esforços. Isso aumenta nossas forças e vontade de promover mudanças”, afirmou.

Segundo ela, as organizações não-governamentais, os movimentos culturais, o jornalismo e a ciência, embora pouco valorizados, mostraram-se imprescindíveis durante a crise. “São profissionais com ideais que movem o mundo. Pessoas que estão transformando seus espaços e germinando sementes que colheremos no futuro, é muito bonito de ver”.

Ela enalteceu o trabalho da Escola, que conta ainda com mais de 139 voluntários que ministram palestras e cursos em diferentes áreas. “Não podemos passar por esse mundo só como espectador, estamos aqui para mudar as coisas e o voluntariado é uma maneira de se chegar a isso”, avaliou.

FÓRUNS – Sobre os Fóruns da qual participa, entre eles o de Arborização Urbana, Empreendedorismo Feminino e Gestão e Planejamento Territorial Sustentável, a vereadora comenta que são espaços que garantem o diálogo e a construção conjunta.

“As emendas ao Plano Diretor, por exemplo, foram construídas dentro do Fórum de Sustentabilidade. Estamos nos organizando para dar sequência a esse trabalho, que é tão importante para o município, e continuaremos nossas reuniões online, caso a Casa não retorne até o final do mês, quando os encontros geralmente acontecem”, informou.

TRANSPORTE PÚBLICO – No programa, a vereadora falou sobre as aglomerações flagradas no transporte público de Piracicaba, situação que contraria as medidas de prevenção ao novo coronavírus, conforme orientações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde). Ela encaminhou ofício ao Executivo em busca de soluções para o problema.

“As linhas de ônibus foram reduzidas em razão das aglomerações, mas grande parte das pessoas que estão trabalhando em serviços essenciais como nas áreas da saúde, supermercados e farmácias, moram na periferia. Se você diminui, pensando em não aglomerar, vai causar justamente o contrário. O ideal seria aumentar as linhas” sugeriu.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Ao final do programa, a parlamentar falou de como a ciência e a tecnologia estão ajudando a combater o novo coronavírus no Brasil e no mundo. De acordo com ela, a produção científica é crucial para melhor compreender a doença e seus efeitos e buscar soluções. “Não é preciso ser um cientista para entrar na politica, mas é preciso, sim, se embasar no conhecimento para fazer política. É de uma tristeza enorme saber que um governo desvaloriza a ciência que, neste momento, é a responsável por salvar vidas. Querer ignorá-la agora é um grande erro”, pontuou.

O programa Parlamento Aberto, desenvolvido na Câmara de Vereadores de Piracicaba, exibirá lives no perfil do Instagram com o objetivo de falar sobre o combate à pandemia do coronavírus. Para acompanhar a programação, siga @parlamento_aberto.

 

Texto: Raquel Soares (Câmara de Vereadores de Piracicaba)
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues – MTB 23.343 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)
Revisão: Erich Vallim Vicente – MTB 40.337 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support