Minhas publicações

Pequenas hortas domésticas

Nesse período de isolamento social para prevenção e combate ao novo coronavírus, além das reflexões e da constatação de tanto sofrimento, principalmente da população mais vulnerável, surgem muitas ações solidárias e a percepção imediata de que temos que  mudar muita coisa.

Nas nossas casas, seja qual for o tamanho, percebemos que passamos tanto tempo tragados por um sistema perverso, que nos acostumamos com muita coisa que poderia ser melhor.

Antigamente era comum cultivar e compartilhar temperos, remédios, legumes, frutas e chás. Com recursos simples e boa vontade é possível montar uma horta (ou horto) com material reciclado e muita variedade, pois, o que muitos não sabem, é que é possível cultivar temperos, seguindo um passo a passo simples e prático.

As vantagens de ter uma horta doméstica são grandes. Além de os condimentos serem 100% naturais, o sabor e o aroma dos temperos se sobressaem ainda mais, deixando a comida mais saborosa. De quebra, você economiza uma grana mantendo seus próprios temperos em casa.

Para  atender à demanda, encontramos muitos materiais que têm  surgido na imprensa nestes tempos, como é o  caso da  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que elaborou uma cartilha completa de como fazer uma horta em casa. A prática, além de contribuir para a segurança alimentar das famílias, serve também como terapia.

As hortaliças podem ser cultivadas em varandas, áreas de serviço, calçadas e quintais e até mesmo em pequenos espaços pelo bairro. É importante seguir alguns critérios básicos, como: espaço com boa luminosidade, arejado, de fácil acesso, próximo de alguma fonte de água e que não permita encharcamento do solo. 

Se for ao ar livre, o local escolhido deve ser plano, não pode correr risco de inundação, deve ficar próximo de um ponto de água e receber pelo menos quatro horas de sol por dia. Para melhorar a circulação entre os canteiros e o manuseio das ferramentas, são recomendados corredores de pelo menos 60 cm, não cimentados. 

As hortaliças precisam de solo rico em matéria orgânica, que além de fornecer nutrientes às plantas, promovem aeração nos solos mais argilosos.

Sabores podem brotar no seu quintal: manjericão para molhos de tomate, salsinha e hortelã para comida árabe, camomila para chás calmantes, sálvia para aliviar enxaquecas, louro para marinadas, alecrim para batatas assadas e tantas outras opções criativas.

Além dos sabores, muitas plantas possuem a propriedade de exalar agradáveis perfumes, despertando boas sensações. O jardim aromático pode estar integrado à horta.

Além disso, muitas plantas aromáticas têm propriedades medicinais, como o jasmim, a hortelã, entre outras. São utilizadas para combater problemas dos mais diversos (gripes, dores musculares, dor de cabeça, na forma de chás, fitoterápicos e outras apresentações). Ajudam também em tratamentos de beleza, como nos cosméticos a base de plantas.

A existência de aroma traz também benefícios para a própria planta, podendo tanto ajudar a atrair insetos para polinizar, como fazer o caminho inverso, ou seja, repelindo insetos sugadores e mastigadores, que frequentemente prejudicama vegetação.

Cultivar temperos diferentes num mesmo canteiro é possível com a prática de associação ou consórcio de culturas, onde as diferenças de comportamento fazem com que uma ajude a outra no crescimento. 

Sem dúvida, uma pequena horta ou jardins utilitários, proporcionam grande emoção, pois orientados por uma soma de pequenas escolhas, mudam com muito efeito nosso cotidiano.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support