Minhas publicações

Vida num pequeno mundo

Terrários são pequenos jardins montados de forma delicada e criteriosa dentro de um determinado recipiente, seja ele aberto ou fechado, geralmente de vidro ou cerâmica. A base deles começa sempre com pedras, pedriscos ou cascalhos, seguidos de uma ou mais camadas de terra ou de areia. As espécies de plantas usadas podem variar de acordo com a finalidade e iluminação disponível.

Em outras palavras, os terrários são como ecossistemas em miniatura, montados com muita criatividade e que exigem poucos cuidados para se autossustentarem. Eles dão um toque de verde aos ambientes, decorando-os de forma personalizada. Em recipientes abertos ou fechados, esses pequenos jardins despertam em nós a criatividade e a sensibilidade.

Originalmente eram criados em potes de vidro selados, sem entrada nem saída de ar, pois para que eles vivam, não precisam ser regados, nem abertos, em nenhum momento.  É como se fosse um miniplaneta, com atmosfera, água e vida.

No passo a passo da montagem, tanto para os modelos abertos quanto para os fechados, a primeira atitude é de selecionar as plantas, lembrando que devem ser pequenas, mesmo quando adultas. O segundo passo é coletar terra com bastante matéria orgânica ou usar a própria terra vegetal, que pode ser comprada em qualquer loja de jardinagem e paisagismo.

Depois disso, devemos escolher o recipiente, lavando-o com água e sabão e limpando-o com álcool para eliminar toda e qualquer impureza de gordura. Se a opção for do terrário fechado, ele deve ser de vidro, com tampa hermética, ou seja, vedada. Em seguida, devemos colocar uma camada de pedriscos para garantir a drenagem da água que ficar em excesso. Essas pedras vão servir como um lençol freático para o seu mini ambiente. Se não colocarmos essas pedras, a terra provavelmente ficará encharcada demais constantemente, podendo matar as plantas. O ideal é que a camada tenha de 1 a 2 centímetros, no mínimo.

Sobre as pedras devemos colocar uma manta de bidim, que serve para manter a terra ou substrato separados das pedras de drenagem. Sem essa manta, com o tempo, a terra tende a entrar nos vãos entre as pedras e ficar sempre encharcada.

O próximo passo é colocar a terra sobre a manta, aos poucos, formando uma camada suficiente para as raízes das suas plantas e deixando espaço suficiente vazio para que as suas plantas possam crescer para cima.

Feito isso, chegou a hora é de plantar. As plantas maiores podem ficar isoladas e devemos pressionar levemente a terra em torno delas. Agora é só decorar com pedras, cascas de árvores e, para os que gostam, com pequenas miniaturas.

Com o mini jardim pronto, é preciso regar até que escorra um pouco de água sobre as pedras de drenagem. Não devemos colocar água em demasia, pois será difícil tirar de lá o excesso.

Por fim, devemos limpar o vidro e fechar o pote. O ideal é deixar o pote sempre muito bem vedado, sem abri-lo. É aí que a mágica acontece, temos um pequeno mundo funcionando, onde a evaporação da água retorna em forma de umidade e micro gotículas que regam as plantas, uma analogia em menor escala ao ciclo existente no planeta.

É importante deixar o terrário em um local bem iluminado, mas sem luz solar direta, pois o terrário viraria uma estufa. A luz é necessária para as plantas fazerem fotossíntese, o que mantém o terrário vivo.

Se a opção for pelo terrário aberto, o recipiente não tem tampa, a evaporação da água é normal como em qualquer outro tipo de vaso. O processo de montagem é o mesmo, porém precisará ser regado.

Em tempos de isolamento social temos que atentar para os fatores humanos, viver de maneira saudável e desenvolver novos hábitos positivos, como cuidar das plantas que, além de ocupar a mente e o tempo, vai proporcionar um grande bem-estar.

Fontes:

https://www.elo7.com.br/lista/terr%C3%A1rios-fechados

https://www.cultivando.com.br/como-fazer-um-terrario-fechado-eterno/

https://www.decorfacil.com/terrario/

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support