Notícias

Auxílio emergencial e renda básica para cultura são temas de moções

As moções de apelo 53/2020 e 54/2020 foram aprovadas pelos vereadores durante reunião extraordinária, realizada na noite desta segunda-feira (4). De autoria da vereadora Nancy Thame (PV), as proposituras apelam, respectivamente, ao Congresso Nacional, para que seja aprovado projeto de lei que institui o Fundo Emergencial para a Renda Básica da Cultura; e à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para aprovação do projeto de lei que dispõe sobre a criação do Programa de Auxílio Emergencial para Trabalhadores do Setor Cultural e Espaços Culturais.De acordo com a vereadora Nancy Thame, o setor de cultura possui, nos dias atuais, “cerca de 5,2 milhões de trabalhadores formais e informais” e estima-se que “cerca de três milhões destes trabalhadores” estão sem recursos, por causa das medidas de isolamento adotadas em razão da pandemia do novo coronavírus.

Na moção de apelo 53/2020, Nancy Thame pede que o Congresso Nacional aprove o projeto de lei 1.089/2020, que institui o Fundo Emergencial para a Renda Básica da Cultura. O fundo irá atender todos os trabalhadores das artes e da cultura incluídos no Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, Cadastros Estaduais de Cultura, Cadastros Municipais de Cultura e Sistema Nacional de Informações de Indicadores Culturais.

Já na moção 54/2020, a vereadora faz um apelo à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para aprovação do projeto de lei 253/2020. O projeto dispõe sobre a criação do Programa de Auxílio Emergencial para Trabalhadores do Setor Cultural e Espaços Culturais e possibilitará que os trabalhadores que estejam inscritos ou venham a se inscrever no CADSOL- Economia Solidária, CadÚnico, Cadastro Nacional de Pontões de Cultura, Cadastro Estadual de Cultura, Cadastro Municipal de Cultura e SNIIC – Sistema Nacional de Informações e Indicadores, tenham direito ao auxílio emergencial.

Para Nancy Thame, a cultura tem um “importante papel na sociedade”, possuindo uma “grande diversidade” envolvendo arte, crenças, hábitos e costumes.

 

Texto:  Daniela Teixeira – MTB 61.891 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)

Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues – MTB 23.343 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support