Notícias

Escola do Legislativo manterá atividades on-line nos próximos meses

Conselho escolar avaliou atividades desenvolvidas em abril e deliberou ações.

A quarentena imposta para desacelerar o contágio do novo coronavírus imprimiu uma nova dinâmica na Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, com o oferecimento das palestras, aulas e oficinas pela internet. A tendência é a de manter o formato nos próximos meses, avaliam os conselheiros, que se reuniram via aplicativo de videoconferência Zoom, nesta terça-feira (12).Em abril, a Escola fez duas lives pelo Instagram, que abordou as eleições 2020, o calendário e a propaganda eleitoral, além de uma palestra on-line do ciclo sobre silvicultura urbana.

Do total de participantes (94), 97,78% avaliaram as atividades como boas/excelentes. Para maio, a Semana de Conscientização da Alergia Alimentar —com início nesta terça, dia 12— demonstra boa adesão de público, com 90 inscritos. A última atividade presencial da Escola aconteceu em 14 de março.

“Temos nos esforçado para adaptarmos o conteúdo das aulas. Manteremos o formato on-line. Mesmo que possa ocorrer o retorno das atividades da Câmara, podem acontecer com algumas restrições, já que o distanciamento social continua sendo uma recomendação”, lembrou a vereadora Nancy Thame (PV), diretora da Escola. “Para uma primeira experiência, o formato tem se mostrado significativo e proveitoso”, completou Fábio Dionísio, diretor do Departamento de Assuntos Legislativos e coordenador da Escola.

Segundo Mauro Rontani, diretor do Departamento de Administração da Câmara e conselheiro da Escola, a Mesa Diretora já solicitou ao setor de Tecnologia da Informação que busque novas ferramentas on-line, que possam aproximar o público de todas as ações da Casa de Leis.

Além das aulas ao vivo, a Escola oferece em seu canal do Youtube mais de 200 conteúdos, sobre temas variados. “Quando se está ao vivo, o aluno tem a oportunidade de participar, mas o material gravado dá a possibilidade de mais pessoas assistirem após a realização”, avaliou a professora da Esalq/USP, Heliani Berlatto (Esalq/USP), também conselheira da Escola.

As reuniões de avaliação do conselho escolar acontecem todos os meses. Este é a segunda vez que o formato on-line é adotado, com a presença também do vereador Pedro Kawai (PSDB), que é conselheiro, assim como o professor Josué Adam Lazier, da Unimep. Também participou a agente administrativo Ana Lucia Gomes Fernandes, secretária da Escola.

Nancy reforçou que as discussões futuras do conselho serão o fortalecimento institucional da escola e a retomada de construção de um projeto pedagógico, assunto trazido para a pauta pelos conselheiros Josué Lazier e Heliani Berlatto. O próximo encontro deles será em 2 de junho.

 

Texto:  Rodrigo Alves – MTB 42.583 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)

Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues – MTB 23.343 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support