Notícias

Nancy propõe Comitê de Crise para combate à pandemia em Piracicaba

A vereadora Nancy Thame (PV) protocolou na Câmara, no último dia 4 de maio, o projeto de lei 53/2020 que visa constituir, por meio do Executivo, um Comitê Especial de Crise em Piracicaba, com o objetivo de monitorar e propor estratégias para minimizar os impactos da crise do novo coronavírus, a Covid-19, no município.

De acordo com o projeto de lei, o Comitê terá por finalidade estudar, analisar e
assessorar a Prefeitura na tomada de decisões sobre as medidas para minimizar a crise nos
diferentes setores de atuação do município, além de elaborar relatórios, emitir pareceres e
“apresentá-los formalmente para ciência dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como de todos os segmentos da sociedade, por meio de ampla divulgação dos seus
conteúdos”.

“Nossa proposta é reunir diversas instituições para elaboração de um plano municipal
de enfrentamento à crise, a fim de que possamos pensar em ações conjuntas e com
planejamento. Para este comitê, contaríamos com a participação de setores do poder público e entidades da sociedade civil ligadas a indústrias, ao comércio e serviços”, ressalta a vereadora Nancy Thame.

Ao se posicionar contra o projeto de emenda à Lei Orgânica 1/2020, aprovado no último
dia 18, a vereadora destacou seu posicionamento a favor da criação do Comitê, pois, dessa
forma, o Legislativo “poderia contribuir de uma outra forma neste período de crise”. O PELO (Projeto de Lei Orgânica) 1/2020, aprovado em segunda discussão, com 18 votos favoráveis e um contrário, visa garantir autonomia ao município para estabelecer medidas próprias – paralelas ao decreto estadual – no enfrentamento da crise gerada pelo novo coronavírus, com destaque para a autorização de reabertura do comércio.

Único parlamentar a votar contra o projeto, a vereadora Nancy Thame ressalta sua
posição quanto à inconstitucionalidade da propositura, fato que foi comprovado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, três dias após a votação, por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. “Desde o início consideramos o projeto inócuo, com grande possibilidade de ser questionado juridicamente e considerado ilegal”, afirmou.

“A ação do Ministério Público, assim como a do Tribunal de Justiça do Estado – de
suspensão de tutela sobre a decisão determinou ao prefeito que iniciasse, no prazo de 48 horas a adoção de medidas para a reabertura do comércio – confirmou o que eu estava dizendo desde o início”, destaca Nancy.

De acordo com parlamentar, “a Constituição Federal é clara quanto a competência dos
municípios no seu artigo 30, inciso II, no entanto, trata-se neste momento de direito transitório, onde os municípios estão integrados com as normativas estaduais e federais”. “O STF (Supremo Tribunal Federal) coloca que cabem medidas do município, desde que sejam de restrição, e não de ampliação”, explica.

“Devemos lembrar que atualmente o Brasil é considerado epicentro da pandemia, com
mais de 20 mil mortes. As dificuldades são enormes, de saúde, econômicas e sociais, mas as medidas que estão sendo tomadas são urgentes, necessárias e adotadas para evitar a
propagação em massa do vírus e um colapso no sistema de saúde pública, o que justifica e
reforça a importância da aprovação do projeto para criação do Comitê Especial de Crise em
Piracicaba”, conclui Nancy.

Texto: Thaís Passos – MTB:0088277/SP

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support