Notícias

Professor receberá homenagem por orientar trabalho sobre uso de solos

A Câmara de Vereadores aprovou a moção de aplausos 73/2020, durante a 21ª reunião extraordinária, nesta segunda-feira (6). De autoria da vereadora Nancy Thame (PV), a moção homenageia o professor Dr. Tiago Osório Ferreira pela orientação na pesquisa realizada sobre o uso de solos artificiais para reabilitação de áreas impactadas pela mineração.

Tiago Osório Ferreira é professor doutor do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo) desde 2013 e obteve o título de livre docente em pedologia na instituição em fevereiro de 2020.

O professor recentemente orientou uma pesquisa desenvolvida por Francisco Ruiz, pelo programa de pós-graduação em ciência do solo da Esalq/USP, sobre “Uso de solos artificiais para reabilitação de áreas impactadas pela mineração”. A pesquisa foi realizada na mineradora de calcário Amaral Machado, localizada em Saltinho/SP, e conforme salienta o pesquisador Francisco Ruiz, é uma estratégia inovadora para o setor mineral do Brasil e consiste em reaproveitar os rejeitos produzidos pela própria mineração para construir solos, recompondo a topografia e vegetando as áreas que estão sob pastagem e cana-de-açúcar.

“No caso desse trabalho, em Saltinho, tem um impacto muito grande por causa do calcário e é uma estratégia totalmente inovadora, eles reaproveitam dos rejeitos da mineração, recompondo o solo e áreas que são novamente utilizadas”, afirmou a vereadora Nancy Thame, autora da moção, durante a 21ª reunião extraordinária. Nancy Thame ainda ressaltou a importância de se falar em questões ambientais no momento atual.

O trabalho orientado pelo professor e livre docente Dr. Tiago Osório Ferreira, está entre os premiados do 22º Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica Brasileira 2020, promovido pela Revista Minérios.

Texto: Daniela Teixeira – MTB 61.891 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues – MTB 23.343 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support