Notícias

Potencial agroecológico de Piracicaba é debatido por especialistas

O potencial de Piracicaba em se tornar um território agroecológico foi debatido em oficina realizada na manhã desta terça-feira (11). Promovida pela Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, a oficina “Piracicaba: um território agroecológico?” teve a participação de especialistas que discorreram sobre como Piracicaba pode se tornar um território agroecológico, dando destaque a importância da agroecologia na vida das pessoas que consomem e também produzem alimentos orgânicos locais.

A oficina foi mediada pela engenheira agrônoma Fernanda Corrêa de Moraes, secretária-executiva do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (NACE-PTECA), da Universidade de São Paulo. Ela destacou o aumento das iniciativas agroecológicas em Piracicaba, no entanto, afirmou ainda ser insuficiente diante da demanda do potencial da cidade. “Piracicaba não é um território agroecológico, mas pode ser e ainda precisa ser”, afirmou a mediadora que também observou que a maior parte dos produtos agroecológicos consumidos na cidade vem de fora.

O evento teve como convidados Eduardo Gusson, engenheiro florestal, mestre em ecologia de agroecossistemas e doutor em recursos florestais pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), Laura Vidotto Sacconi, bióloga, educadora ambiental e cozinheira, e Luã Gabriel Trento, engenheiro florestal, representante de São Paulo na Articulação Brasileira de Agroecologia (ABA) e da secretaria executiva da Rede de Agroecologia do Leste Paulista (RALSP).

Ao analisar o território de Piracicaba, caracterizado pela alta concentração de terra, domínio de agricultura de larga escala (cana-de-açúcar) e baixa cobertura florestal, Eduardo Gusson apresentou alternativas de ações locais para enfrentamento de questões globais referentes a agroecologização do território. Iniciativas locais como restauração da paisagem, recomposição da vegetação e sistemas agroflorestais foram algumas das alternativas apresentadas.

Envolvida com a articulação regional de agroecologia de Piracicaba e cozinha vegana com ênfase em produtos orgânicos e agroecológicos, desde 2015, Laura Vidotto Sacconi relatou seu o trabalho em prol da agroecologia na cidade e também as dificuldades de conseguir matéria-prima agroecológica para o trabalho de montagem de pratos e vendas de alimentos. Para ela, o aumento das hortas comunitárias é importante porque as pessoas começam a olhar para alimentação e para produção desses alimentos. Laura Vidotto salientou que estamos dentro de uma bolha e quando se trabalha fora dessa bolha ainda há um distanciamento muito grande “do que se come, do que se consome e qual o impacto disso para saúde e para o ambiente”.

O engenheiro florestal Luã Gabriel Trento finalizou a apresentação com uma reflexão filosófica sobre a agroecologia. Segundo ele, a agroecologia é associada a valores e busca construir uma sociedade melhor, sendo uma “criadora de pontes”.

A vereadora Nancy Thame (PV), diretora da Escola do Legislativo, destacou a importância da conexão da Escola com a temática da agroecologia. “A gente verifica que tem sim muita gente trabalhando na questão do rural sustentável e na questão da agroecologia e essa transição tem gargalos. É muito importante que a gente tenha reuniões em espaços democráticos como a Escola do Legislativo para trazer o potencial de Piracicaba para que se possa ter um desenvolvimento a contento”, declarou.

A oficina “Piracicaba: um território agroecológico?” foi realizada através do aplicativo Zoom e teve transmissão simultânea pelo Youtube da Escola do Legislativo.

Texto: Daniela Teixeira – MTB 61.891 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues – MTB 23.343 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support