Notícias

Requerimento aborda gastos de secretarias com serviços de transporte

A contratação de serviços de transportes para atendimento da demanda por deslocamento das secretarias municipais é tema do requerimento 389/2020, aprovado nesta segunda-feira (10), na 27ª reunião extraordinária.

Nele, a vereadora Nancy Thame (PV) solicita informações à Prefeitura sobre o número de veículos próprios e de motoristas que são funcionários públicos que a administração municipal destina para garantir a prestação desse tipo de serviço.

A parlamentar pergunta se, além deste modelo, o Executivo também se utiliza de contratos de locações de veículos: ela solicita que sejam especificados o tipo de contrato feito, quantos veículos e motoristas ele engloba e os valores mensais pagos. A vereadora pergunta, ainda, quando foi a última licitação municipal para esse serviço e qual foi a empresa vencedora.

Nancy cita a existência de três modelos de contrato possíveis. O primeiro consiste em alugar veículos e usar motoristas que são funcionários da própria Prefeitura (tanto concursados quanto contratados fixos), em que se é pago um valor estimado por quilômetro rodado, incluindo-se encargos e vínculos empregatícios. O segundo tipo de contrato prevê veículos alugados com motoristas a um custo fixo, sendo que insumos e gastos com pedágios (em viagens), alimentação do motorista e seguro do veículo ficam por conta do contratado.

Já o terceiro modelo usa veículos chamados por aplicativos (por exemplo, táxis e particulares), desde que atendam às exigências relacionados ao modelo do veículo, à qualificação do motorista e às condições previstas em edital, em que se é pago por quilômetro rodado, com os valores podendo variar entre o mínimo e o máximo alcançados no pregão e a possibilidade de participação de empresas de transportes e cooperativas. Nancy cita o exemplo de Araraquara (SP), onde a Prefeitura utiliza o terceiro modelo, em que o valor por quilômetro rodado fica em R$ 3,16 e o serviço é prestado por taxistas.

Texto: Ricardo Vasques – MTB 49.918 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues – MTB 23.343 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support