Minhas publicações

Espaços verdes e qualidade de vida

Observamos, nas últimas décadas, um elevado crescimento da população em relação à área urbana, tornando imprescindível que o poder público destine significativos esforços e recursos para dotar estas cidades com infraestrutura e espaços adequados capazes de atender os anseios dessa população. Investimentos nos serviços de saúde, segurança, educação e saneamento tornam-se prioritários, ficando, muitas vezes, a qualidade ambiental relegada ao segundo plano.

Na maioria das vezes, a nova paisagem urbana traz modificações com o consequente comprometimento do meio físico, insalubridade e péssima qualidade de vida.

A verificação das condições ambientais das cidades é cada vez mais evidente e importante, pois é no espaço urbano que os problemas do meio ambiente geralmente atingem maior amplitude. Nota-se concentração de poluentes no ar e na água, a degradação do solo e subsolo, em consequência do uso intensivo do território pelas atividades urbanas.

A temática sobre áreas verdes é complexa e permite diferentes perspectivas de análise. As primeiras reflexões que vêm à mente referem-se à sua utilidade e à abrangência do termo, como: áreas livres, arborização urbana, verde urbano e cobertura vegetal. No entanto, a maioria destes termos não são sinônimos e não se referem aos mesmos elementos. Há falta de consenso entre estes conceitos, que pode estar ligado ao fato de a vegetação ser tratada sob diferentes perspectivas.

Na esfera do poder municipal, o planejamento e a gestão das áreas verdes estão previstos em especial no Plano Diretor, além de legislações específicas ligadas a temáticas ambientais e devem ser pensadas segundo critérios de desenvolvimento e expansão urbana, entre outros. De maneira geral, nestes planos, a acepção do termo possui um caráter abrangente, e comumente refere-se ao espaço onde há o predomínio de vegetação, englobando as praças, os jardins, as unidades de conservação, os canteiros centrais de ruas e avenidas, trevos e rotatórias de vias públicas. No entanto, muitos destes locais não possuem sequer vegetação, e mesmo assim são consideradas erroneamente como áreas verdes. Esta confusão constitui-se como uma das maiores dificuldades de se considerar o “verde urbano” no planejamento das cidades.

A inexistência das áreas verdes urbanas demonstra o descaso do poder público para com a saúde física e mental dos cidadãos, a ausência de uma visão ampliada do futuro e a fragilidade do planejamento urbano e das políticas públicas.

Além de planejar novos espaços destinados ao lazer, recreação e conforto ambiental, o poder público deve assegurar por meio de políticas públicas a qualidade destas áreas, tornando este ambiente mais atrativo ao uso da comunidade, e assim promover melhoria de qualidade de vida.

A cidade, por ser o local onde ocorre a produção da vida e onde são estabelecidas as relações sociais, beneficia-se da melhoria da qualidade ambiental do espaço, o que depende muito da qualidade dos espaços verdes, que devem ser agradáveis, dotados de infraestrutura, de equipamentos adequados, seguros e facilmente acessíveis a toda população.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support