Notícias

Violência contra as mulheres: grupo discute metodologia de plano

A elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres é uma das principais frentes de atuação da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher, sob coordenação da vereadora Nancy Thame (PV), procuradora na Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Piracicaba e do Conselho Municipal da Mulher.

Nesta terça-feira (18), em reunião on-line via aplicativo Zoom, as integrantes da rede discutiram a proposta de metodologia para a construção do plano, elaborada por um Comitê do Grupo de Trabalho, apresentada por Marilda Soares, chefe de gabinete da vereadora Nancy.

A proposta inicial de metodologia traz os princípios e métodos que nortearão o plano, que será um instrumento técnico para orientar as políticas públicas de prevenção, atendimento e proteção à mulher em situação de violência. A metodologia inclui a mobilização de órgãos públicos, conselhos municipais, entidades de classe e coletivos, além da realização de consultas pública e audiências. “Para que o enfrentamento à violência ocorra de forma efetiva, o processo de elaboração é participativo e o trabalho está sendo realizado da forma mais democrática possível”, lembrou a vereadora Nancy Thame.

Já Marilda citou que o plano precisa estar articulado às definições no município, aos serviços intersetoriais e que funcionam de forma articulada, além dos planos estadual e nacional. “O grupo tem se fortalecido cada vez mais e se mantém por adesão espontânea”, disse ela, que também integra o Conepir (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba) e o Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba.

Integrante do comitê que discute sua elaboração, Jaqueline Altomani, do coletivo feminista Marias de Luta, destacou que o processo detalhado de escuta é longo, mas necessário para que todas as ferramentas sejam incluídas. “A violência contra a mulher é estrutural. Temos que analisar os indicadores e fazermos o pré-diagnóstico com calma, para que o plano funcione.”

A promotora legal popular e Luana Bruzasco, que também faz parte da comissão da OAB Mulher e do Conselho da Mulher, disse que a primeira fase de elaboração da proposta deve acessar o maior número de pessoas possíveis, para que seja assegurada a continuidade do plano.

Na mesma linha, a promotora de justiça aposentada Maria Christina Marton Corrêa Seifarth disse que a “conexão com a realidade” surge justamente por causa da abrangência das escutas. “A construção é extensa e não pode estar atrelada a prazos. O plano precisa ser respeitado não apenas na próxima administração, mas nas administrações subsequentes. Estamos em um ano eleitoral e os aspirantes aos cargos devem assumir o compromisso de ter a questão da mulher como pauta em seus programas”, classificou.

NOVO NORMAL –– Em um segundo momento da reunião, a vereadora Nancy conduziu as discussões para que as integrantes da rede de atendimento explicassem como determinados serviços na cidade foram afetados no período da pandemia e de forma se adequaram ao “novo normal”, que a situação impôs desde março deste ano, quando os casos de coronavírus surgiram no país e medidas sanitárias foram adotadas.

O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Jardim São Paulo, segundo a coordenadora Solange Perin, trabalha com a restrição ao atendimento presencial, das 9h às 15h. O atendimento de forma remota ocorre das 8h às 9h e das 15h às 17h. “Funcionamos normalmente, mas a vivência com a população, como as visitas domiciliares, foi interrompida. Estamos limitados em nossas intervenções”, disse, sobre as seis unidades do Cras na cidade.

Conforme Solange Spironello, coordenadora Cras Vila Sonia, toda a população que recorre ao órgão é acolhida, especialmente porque o período da pandemia é marcado pela acentuação de casos de violência contra a mulher, tráfico de drogas, população em situação de rua e abandono de pessoas idosas. “É um momento difícil para executar o trabalho, porém, seguimos firmes no atendimento”, disse.

Sobre o atendimento na Rede de Atenção Básica de Saúde, a coordenadora de enfermagem Tatiana Bonini reforçou a intensificação das ações na área, por se tratar de um serviço essencial neste período. Além de a rede absorver as novas demandas de saúde por conta do coronavírus, Tatiana lembrou que as pessoas continuam morrendo de doenças crônicas e que existem muitos profissionais da saúde afastados e doentes.

Como o Plano São Paulo (de retomada gradual das atividades) prevê a abertura escalonada das escolas a partir de 7 de outubro para os municípios que se mantiverem por 28 dias na fase amarela, Milena Pandolfo, da Secretaria Municipal de Educação, disse que estão em processo de finalização os protocolos sanitários e pedagógicos para orientar a rede municipal.

A defensora pública Carolina Romani Brancalion trouxe as orientações do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que até o momento faz as atividades de forma remota, com as demandas sendo captadas via site oficial da instituição, exceto nos casos urgentes. A mudança no sistema deve ocorrer no dia 24, mas até lá haverá capacitação dos agentes envolvidos, para que em meados de setembro sejam traçadas alternativas de retorno presencial.

PARTICIPAÇÃO – A reunião também teve a presença de Elisete Santos, da sociedade civil; Laurilene Reis Almeida e Rosalia Ometto, da Catedral Metodista de Mulheres; Heliani Berlato, professora da Esalq/USP e integrante do conselho da Escola do Legislativo; Elaine Zanatta, do DRS-10; Euclidia Fioravante, coordenadora de projetos do Centro de Reabilitação de Piracicaba; e Vanessa Rossato, coordenadora do Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher).

Participaram ainda a promotora legal popular Carolina dos Anjos; Bete Vitti, da Vigilância Epidemiológica; Lorena Reis, assistente social da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Julia Campos, do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola); Adriele Furlan, do Caphiv (Centro de Apoio HIV/Aids e Hepatites Virais); Claudia Novolette, do SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região); Juliane Martins, do Conepir; Ester Luzia Severino e Gabriela Fernanda, do projeto Não Viralize a Ignorância, Conheça!, do Caphiv.

Do Conselho Municipal da Mulher também estiveram na reunião a presidente Lia Mara Oliveira, além das conselheiras Laura Queiroz, Maria da Conceição Moreira e Teresinha Altarugio.

Texto: Rodrigo Alves – MTB 42.583 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues – MTB 23.343 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support