Notícias

Nancy Thame entrega Votos de Congratulações à Paulo Patreze

Em razão dos relevantes serviços prestados à sociedade, o piracicabano Paulo Patreze recebeu, na tarde da última quinta-feira (3), Votos de Congratulações de autoria da vereadora Nancy Thame (PV), concedido pelo requerimento 293/2020, aprovado em junho na Câmara.

Patreze, que completou 90 anos recentemente, recebeu a parlamentar em sua chácara, no bairro Gran Park, acompanhado da esposa, Antônia Menochelli Patreze e da neta Giovana Patreze.

“Essa homenagem visa enaltecer o trabalho de Paulo Patreze, que por muitos anos contribuiu com seu trabalho de marcenaria e doação de mudas ao Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) para arborização na cidade, e ainda hoje continua realizando cursos e palestras na Comunidade Espírita de Piracicaba”, ressalta Nancy Thame.

HISTÓRIA – Paulo Patreze é natural de Piracicaba e nascido em 25 de agosto de 1929. Domiciliado no bairro de Água Santa, iniciou seus estudos na Escola da região e aprendeu desde cedo a realizar trabalhos de carpintaria, mercenária, mecânica e eletricidade. Com 15 anos precisou parar de estudar para trabalhar para ajudar na renda da família.

Seu primeiro emprego foi como servente de pedreiro na construção do Ginásio da Esalq (Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’). Aos 16 anos terminou a construção, sendo transferido para outra obra da Escola, a qual relata que carregou por 45 dias sacas de cimento para construção da cúpula de um dos prédios.

Desta forma, aprendeu seu ofício como marceneiro e começou a trabalhar com móveis, sendo convidado por um familiar para auxiliar em uma oficina. Abriu seu próprio negócio em sua casa e com o êxito de seu trabalho montou de forma oficinal sua empresa, tendo como sócio seu irmão, assim trabalhando por alguns anos.

Em meados de 1952, casou-se com a Antônia Menochelli Patreze e dessa união nasceram as filhas Sueli, Juceli e Ivani Patreze, que deram seus netos.

Em 1992, Paulo encerrou e vendeu sua empresa de marcenaria. Retornou aos estudos no supletivo e em seguida fez magistério. No terceiro ano de magistério começou a lecionar, dando aulas até 1998.

A venda de sua empresa rendeu-lhe um terreno grande, o qual formou uma chácara, no bairro Gran Park, em que se dedicou mais à marcenaria doméstica e ao cultivo de plantas e árvores frutíferas. Realizou um trabalho de semeação de mudas de árvores e cedia ao Sedema mudas para arborização na cidade, em 2019, tendo enviado mais de 1 mil mudas.

Atualmente participa da Comunidade Espírita de Piracicaba. Participou da reforma da União Espírita de Piracicaba e é um dos principais atuantes na evangelização de crianças, com palestras diversas e trabalhos mediúnicos.

Texto: Thaís Passos – MTB: 88.277

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support