Notícias

Propositura questiona volume de resíduos gerados pela construção civil

Foi aprovado em reunião extraordinária da Câmara, na última quinta-feira (10), o requerimento 445/2020 de autoria da vereadora Nancy Thame (PV), que pergunta ao Executivo qual é, do total de resíduos gerados no município, o percentual representado por aqueles que são descartados pela construção civil e se a Prefeitura conta com projetos sustentáveis para reaproveitar esses materiais.

A lei municipal 6.962/2010 aborda o tema, ao tratar do Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil e de Resíduos Volumosos e do Plano Integrado e Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, de acordo com o previsto na resolução 307/2002, do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

O requerimento cita que materiais provenientes de obras de construções civis, reparos e demolições (como tijolos, concreto, madeiras, argamassa, tubulações e armações) podem, em pequenas quantidades, ser descartados nos ecopontos da cidade, mas, se excederem o limite de 1 metro cúbico, devem ser levados a outro local.

Ao discutir o requerimento, a vereadora Nancy Thame observou que a Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) já chegou a produzir tijolos com material reaproveitado da construção civil.

Texto:  Ricardo Vasques – MTB 49.918 (Câmara de Vereadores de Piracicaba) / Thaís Passos – MTB 88.277

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support