Notícias

Rede lançará cartilha sobre atendimento às mulheres em Piracicaba

A cartilha que apresenta o compilado dos serviços de prevenção, atendimento e proteção às mulheres em Piracicaba foi finalizada e divulgada na manhã desta terça-feira (22), em reunião mensal da Rede de Atendimento e Proteção às Mulheres, sob coordenação da Procuradoria Especial da Mulher e do Conselho Municipal da Mulher.

Construído desde 2019, o documento de 64 páginas tem o objetivo de informar a sociedade – especialmente as mulheres – sobre as formas de violência, os direitos de atendimento e proteção e os serviços que podem e devem ser acessados no município, assim como fluxogramas de atendimento e listagem dos órgãos, instituições e entidades geridos nos âmbitos municipais, estaduais e federais, além da sociedade civil.

“Esta cartilha foi possível graças ao estudo e ao trabalho conjunto realizado desde 8 de março de 2018, quando se constituiu a Rede de Atendimento e Proteção às Mulheres”, disse a vereadora Nancy Thame, procuradora da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

De acordo com a parlamentar, a cartilha irá se mostrar essencial na divulgação dos serviços de apoio às mulheres de Piracicaba. “Estas pautas voltadas à igualdade de gênero e proteção integral dos direitos da mulher são fundamentais para a construção de políticas públicas que visam a democratização da sociedade e o exercício pleno da cidadania”, ressalta Nancy.

A cartilha aborda ainda as formas e os tipos de violência contra as mulheres, orientações sobre como proceder em casos de violência doméstica e os contatos de serviços de segurança pública, sistema de justiça, de assistência social, saúde, procuradoria, conselhos, coletivos e de entidades. Além dos telefones emergenciais, foram incluídos os endereços e formas de contato com as delegacias e os serviços do sistema de Justiça, conselhos, coletivos e entidades.

O objetivo do grupo de trabalho da Rede de Atendimento e Proteção às Mulheres – composto por diversas instituições, entidades e pelo poder público – é disponibilizar a cartilha em formato on-line e impresso à população.

Cartilha foi apresentada durante a reunião da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher, nesta terça-feira (22)
Reunião da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher, nesta terça-feira (22)

Texto: Thaís Passos – MTB: 88.277

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support