Por meio do requerimento 511/2020, a vereadora Nancy Thame (PV) pede informações sobre poda irregular de árvores da avenida Independência, próximo à caixa d’água da Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”). A propositura foi aprovada nesta quinta-feira (26), na 37ª reunião ordinária.
No requerimento, a vereadora relata que a situação foi levada até seu gabinete. De acordo com moradores, a localidade possui árvores jovens que foram cortadas de forma excessiva.
A parlamentar questiona se o Executivo tem ciência do ocorrido, se a poda foi realizada de acordo com os preceitos técnicos e se esse tipo de corte pode ocasionar prejuízos as árvores.
A propositura reitera que a poda de árvores deve ser executada pelo órgão competente em casos nos quais os galhos ou copas das árvores oferecem riscos a população.
Durante a 37ª reunião ordinária, Nancy reforçou a importância de a Câmara discutir situações de arborização urbana. Ela citou o ciclo de palestras realizado pela Escola do Legislativo para discutir o tema arborização e o Plano de Arborização Urbana de Piracicaba, criado pelo Fórum de Arborização.
“O requerimento faz um apelo à administração para que haja um cuidado maior com a arborização, pois essa situação irregular reflete, a médio e longo prazo, até mesmo nos temporais pelos quais a cidade passa, criando transtornos para a população”, disse.
Texto: Larissa Souza (Câmara de Vereadores de Piracicaba)