Notícias

Nancy detalha ações da Procuradoria da Mulher a vereadoras eleitas

Quatro vereadoras foram eleitas para a legislatura se inicia em janeiro de 2021 e elas encontrarão na Casa um importante legado deixado pelas vereadoras Nancy Thame (PV) e Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes (PSL) na promoção da igualdade de gênero, como a Procuradoria da Mulher, a Rede de Atendimento e Proteção à Mulher e as atividades que são resultado da Semana da Mulher.

Para introduzir as novas parlamentares à estrutura existente na Câmara, essas ações foram apresentadas, nesta terça-feira (1), às recém-eleitas Rai Ferreira de Almeida (PT), Silvia Morales (PV) e Ana Pavão (PL). A vereadora eleita Alessandra Bellucci (REP) não pode comparecer, devido a compromissos anteriormente assumidos, assim como a vereadora Coronel Adriana, que se recupera de um problema de saúde e integra a Procuradoria da Mulher.

O objetivo da conversa, segundo Nancy Thame, foi promover “espécie de transição” das atividades desenvolvidas nas ações relacionadas à mulher. “Queremos nos colocar à disposição das eleitas e contribuir para a manutenção e consolidação de espaços importantes conquistados pela procuradoria”, disse, pontuando ainda que é natural que haja expectativa natural em relação aos mandatos femininos para que atuem nas causas relacionadas à mulher.

Nancy explicou que a criação da Procuradoria Especial teve como objetivo instituir um instrumento de organização, participação e luta das mulheres para a construção de alternativas e ações que contribuíssem para a superação das desigualdades de gênero e a busca pelo empoderamento feminino. “Com isso, conseguimos ampliar o lugar de fala das mulheres e reunir, na Câmara, diversos setores para discutir as temáticas relacionadas a igualdade de gênero”, explicou.

Rai volta à Câmara depois de 24 anos – foi vereadora por dois mandatos consecutivos: de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996 – e destaca que mesmo com diferenças ideológicas entre as eleitas, é importante que as pautas das mulheres sejam trabalhadas pelo bloco de vereadoras mulheres, fortalecendo o olhar sobre as temáticas a serem deliberadas. Disse também sobre a importância de buscar o apoio dos homens nas pautas que serão trazidas à Câmara.

“Numa sociedade de homens e mulheres, se os homens não estiverem conosco, não avançaremos”, pontuou.

Para Ana Pavão, habituada a atuar com força em suas atividades profissionais e políticas – ela trabalha como captadora de recursos para emendas parlamentares voltadas à saúde –, a disposição da vereadora Nancy em contribuir com o trabalho das eleitas é positivo e provoca também a necessidade de reflexões. “Começo a compreender que não basta que eu tenha o meu jeito de atuar, como um trator e defendendo minhas causas. É preciso que eu também ajude a mais mulheres a se fortalecerem em suas lutas”, disse.

Já Silvia Morales, que integrava o gabinete da vereadora Nancy e desincompatibilizou-se para concorrer a uma vaga na Câmara, disse que como a sua área de atuação foi sempre técnica – ela é engenheira civil –, o olhar para causas feministas será acentuado. “É um aprendizado que comecei no mandato e que agora, como mulher e vereadora eleita, tenho por obrigação me aprimorar”, disse.

Alessandra Bellucci, eleita com a bandeira a causa animal, disse que em suas propostas é clara a necessidade de atuar sobre as famílias e o papel da mulher, “por isso, a assistência à mulher é fundamental neste processo”.

Texto: Valéria Rodrigues – MTB 23.343 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support