Notícias

No Dia do Meio Ambiente, Nancy realça ações em prol da pauta ambiental

Criado em 1972 pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente todo dia 5 de junho. Para refletir sobre esta data, a vereadora Nancy Thame (PV) fez um balanço das ações de seu mandato relacionadas à pauta ambiental no município de Piracicaba.

“Falar em gestão sustentável é falar em um assunto muito amplo, com atenção especial muito além do desenvolvimento econômico, que deve estar alinhado com questões ambientais e sociais, com o mesmo peso de importância”, diz Nancy, que é autora do Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável, criado em 2017 na Câmara, junto ao vereador Paulo Serra (CID).

Segundo a parlamentar, entre os trabalhos mais relevantes realizado pelo grupo está o estudo e contribuição ao PDDP (Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba) – que dá diretrizes para o planejamento territorial do município, com vigência de dez anos –, votado em dezembro de 2019.

“Começamos a discutir o projeto dois anos antes da votação final. Com isso, conseguimos apresentar propostas com técnica e fundamentos democráticos para alcançarmos um novo modelo de cidade, mais compacta e inclusiva, onde os serviços públicos sejam mais eficientes”, enfatiza Nancy.

Em 2018, o Fórum de Sustentabilidade entregou propostas ao Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), visando colocar freio na expansão do perímetro urbano de Piracicaba. Foram apresentados projetos e que abordam o desenvolvimento rural do município, planos setoriais, educação ambiental e mobilidade urbana.

“O nosso desafio sempre foi congregar diversos atores e vozes das instituições que existem em abundância no município para um eixo-comum e acredito que contribuímos muito para Piracicaba. Estamos cumprindo com o objetivo apresentado no projeto que institui o Fórum: ‘propor e monitorar metas que tenham em vista o planejamento do município com sustentabilidade econômica, ambiental, social, cultural e territorial’”, avalia a vereadora.

O planejamento sustentável com diálogo e construção coletiva são alguns dos princípios adotados por Nancy, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Vereadores de Piracicaba. À frente da comissão, Nancy já presidiu quatro audiências públicas e uma reunião pública para discutir projetos polêmicos e relevantes, como a regularização fundiária, em 2019. Quando o projeto de lei complementar 19/2017 entrou para tramitação na Câmara, o parecer contrário da comissão, junto à diversas discussões promovidas pelo colegiado, contribuiu para que o Executivo retirasse o projeto, que, entre outras atribuições, poderia extinguir a Cooperativa Reciclador Solidário de Piracicaba.

Mais recentemente, em março de 2019, foi instituído o Fórum Permanente de Arborização Urbana, que está sob coordenação da parlamentar, junto aos vereadores Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), Lair Braga (SD) e Laércio Trevisan Jr. (PL). Ao avaliar o trabalho do Fórum, Nancy destaca o incentivo para a construção de um plano de arborização urbana, que foi lançado pouco depois da criação do colegiado.

“Nós sabemos dos impactos ambientais e o quanto a arborização faz falta. Para isso, já estamos contribuindo com apontamentos e análise da legislação existente, revisão de manuais e técnicas antigas, levantamento dos programas existentes no município e setor privado e elaboração de novos programas, em defesa de uma cidade mais arborizada”, diz a vereadora.

A vereadora também é diretora da Escola do Legislativo desde o seu lançamento, em janeiro de 2017. A pauta ambiental está sempre presente nos cursos, palestras e oficinas realizadas, com a abordagem de temas como resíduos sólidos, práticas sustentáveis, mobilidade urbana, arborização urbana, desenvolvimento territorial sustentável, geração de energia, entre outros.

“Prezamos o diálogo e a participação de diversos setores públicos e privados, instituições e sociedade civil nas propostas e tomadas de decisão. Podemos fazer muito mais pelo meio ambiente de Piracicaba, e, neste Dia Internacional do Meio Ambiente, temos um momento para desenvolvermos um novo olhar para o assunto e para as ações que devem ser realizadas no espaço em que vivemos”, diz.

Texto: Thaís Passos – MTB: 0088277/SP

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support