A vereadora e candidata do Partido Verde à Prefeitura de Piracicaba, Nancy Thame, recebeu nesta quarta-feira (7), acompanhada de seu vice, Bruno Prata, um grupo de lideranças da população surda de Piracicaba, para uma conversa sobre os desafios e dificuldades de acessibilidade no município.
O encontro com os líderes Everton Benedito Garcia, Janaina Nascimento Ribeiro Gonçalves e Rene Isael Beserra teve a participação da candidata à vereadora Juliana Aleoni, a Ju Libras, que é intérprete de Libras/Língua Portuguesa e sócia proprietária da empresa CerSurdo – Centro de Assistência e Referência a Surdez, que oferece serviços nas áreas social, médica e eventos.
Nancy assinou, junto aos representantes, uma carta de reivindicações da população surda de Piracicaba, se comprometendo, caso eleita prefeita, a atender as demandas da comunidade, com muito empenho e transparência.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Piracicaba contava em 2010 com uma população total de 364.571 pessoas, em 2019 já estimada em 404.142 pessoas, sendo 5% surdas, ou 20.208 pessoas.
No documento assinado pelo candidata, as lideranças reivindicam o cumprimento do decreto federal 5.626/2005, que prevê que a inclusão plena das pessoas surdas ou com deficiência auditiva em todas as esferas da vida social, garantindo, prioritariamente aos alunos matriculados nas redes de ensino da educação básica, a atenção integral à sua saúde, nos diversos níveis de complexidade e especialidades médicas, entre outras atribuições.
“Piracicaba precisa de uma gestão com um olhar mais inclusivo no planejamento das políticas públicas, e nosso projeto de governo contempla isso. Todos os membros da nossa sociedade merecem respeito e o direito à cidadania plena”, afirmou Nancy.
Texto: Andrea Mesquita – MTB: 26.487