Notícias

Nancy debate atuação das mulheres na política com alunas do Formar

Semana de Valorização da Mulher abordou diversas temáticas, entre os dias 9 a 13 de março.

A atuação das mulheres na política foi tema de roda de conversa promovida pelo Instituto Formar, em Piracicaba, com a participação da vereadora Nancy Thame (PV), no último dia 13 de março.Dentro na programação da Semana de Valorização da Mulher, organizada pela entidade, o bate-papo também teve a participação da psicóloga Andressa Benini e da advogada Rebeca Henrique do Nascimento.

Com enfoque na falta de representatividade feminina na política, as palestrantes abordaram a temática sob diversos pontos de vista. Após as alunas serem questionadas sobre “qual a imagem que temos de um agente político?”, as respostas giraram em torno de: “homem”, “vinculado à corrupção”, “idoso ou meia idade”, “maioria de pele branca”.

Para Andressa Benini, “quando a gente pensa que quem está na política são apenas essas pessoas, nós temos a ideia de que a política é algo distante de nós”. “Temos que entender que essa não é a única forma de fazer política. Quando a gente se abstém de participar e de questioná-la, nós estamos contribuindo para a manutenção da política existente”, afirma a psicóloga.

A vereadora Nancy Thame trouxe alguns dados relacionados à participação das mulheres em cargos políticos no Brasil. Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em 25% das Câmaras municipais não há mulheres. Nos campos federal e estadual, as mulheres ocupam cargos em 25% no Distrito Federal, sendo o maior número e, em menor, no estado do Espírito Santo com apenas 8,6% da participação na política.

“Muitas vezes, a gente começa a repetir alguns estereótipos como ‘mulher não gosta de política’, ‘mulher não vota em mulher’, sem perceber o quanto isso nos afeta. Não podemos aceitar a justificativa de que mulher não gosta de política. O que nós fazemos no dia a dia com a defesa do coletivo, com a sensibilidade com os outros, é pura política”, afirma a vereadora.

Finalizando as apresentações, a advogada Rebeca Henrique do Nascimento abordou sobre a representatividade das mulheres nos espaços de poder e decisão, sob o ponto de vista das mulheres negras. “Seguindo a própria história do Brasil, nós temos exemplos de mulheres líderes que lutaram contra a escravidão, mas foram ‘apagadas’ da narrativa contata”, conta. “Não somos tratadas iguais, principalmente quando estamos ocupando o mesmo espaço de poder que eles”, completa.

A Semana da Valorização da Mulher, de acordo com a coordenadora pedagógica da entidade, Simone Castro, teve o objetivo de “destacar as conquistas de direitos e igualdades das mulheres”. Além de política, outros temas foram abordados dentro dos eixos de mercado de trabalho e empreendedorismo; pesquisa e tecnologia; artes e esportes.

 

Texto:  Thaís Passos MTB:0088277/SP

Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues – MTB 23.343 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)

Revisão:  Daniela Teixeira – MTB 61.891 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support