Notícias

Fórum de Sustentabilidade estudará efeitos da pandemia em Piracicaba

A forma como Piracicaba vai se desenvolver sob os efeitos ainda incertos da pandemia do novo coronavírus entrará no radar do Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável, da Câmara de Vereadores de Piracicaba. O colegiado realizou a terceira reunião do ano nesta sexta-feira (24), por meio da plataforma virtual Zoom.

O encontro contou com a participação da vereadora Nancy Thame (PV) ––coautora do projeto que criou o Fórum, junto com o vereador Paulo Serra (CID)––, de acadêmicos e de representantes de instituições e entidades da cidade. Foi a 25a. reunião mensal promovida pelo colegiado desde a primeira, em dezembro de 2017.

Nancy comentou que as limitações provocadas pelo isolamento social não mudarão a frequência de encontros do Fórum. “Ficamos preocupados em dar andamento, porque estávamos com uma agenda bastante ativa, com muita demanda. No formato on-line, teremos alguns encaminhamentos, pois não queremos parar.”

A importância de passar a discutir, no colegiado, as novas formas de desenvolvimento que Piracicaba terá de levar em conta diante das mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus foi abordada na reunião. Os participantes apontaram a necessidade de, entre os planos setoriais do Plano Diretor de Piracicaba, haver um voltado ao desenvolvimento econômico e social do município.

“É preciso começar a pensar economicamente num momento pós-pandemia”, disse a arquiteta e urbanista Bartira Mendes. “É necessário porque temos que olhar para o futuro da cidade em relação ao desenvolvimento dela, especialmente em novas tecnologias”, comentou Rui Cassavia Filho, do Conselho da Cidade.

A engenheira agrônoma Marcia Harder, professora da Fatep, observou que, mesmo com as restrições em muitos setores da economia local por causa da pandemia, “ninguém parou de produzir ou trabalhar, principalmente o meio rural”. “Só que estão tendo problema de logística: produzem, mas não conseguem entregar.” 

O professor Ely Eser Barreto César, da organização da sociedade civil Pira 21, defendeu conciliar a preocupação com a cidade pós-pandemia com as discussões que já vinham sendo promovidas pelo Fórum. “Não devemos puxar o freio das questões que ficaram pendentes do Plano Diretor. É uma pena, diante de tantos investimentos que fizemos, deixar em aberto prazos e definições que são fundamentais para que o Plano Diretor se torne uma referência, mesmo que estejamos agora em outro contexto.”

Nancy iniciou a reunião atualizando o andamento das discussões do Fórum sobre planos setoriais do Plano Diretor de Piracicaba. A vereadora observou que os prazos para a apresentação dos planos setoriais estão mantidos, como o de Desenvolvimento Rural Sustentável, previsto para ser protocolado na Câmara em junho.

Ela também falou do plano de Resíduos Sólidos, já debatido em fevereiro pelo colegiado, e de Turismo, que recebeu três propostas de emendas a serem apreciadas pelo Legislativo. Além disso, os planos relacionados à Habitação e à Mobilidade Urbana motivaram busca de mais informações via requerimentos apresentados por Nancy, já aprovados e encaminhados ao Executivo.

Também participaram da reunião na plataforma virtual o professor Paulo Edison Martins da Silveira, coordenador de engenharia ambiental da Fumep; Laís Salvador, do GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental); Aline Gallo, assessora do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP); e as assessoras Silvia Morales e Thaís Passos e a estagiária Pamela Mendes, do gabinete de Nancy.

A próxima reunião do Fórum está marcada para 29 de maio.

 

Texto:  Ricardo Vasques – MTB 49.918

Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues – MTB 23.343

 

Fonte: https://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/forum-de-sustentabilidade-estudara-efeitos-da-pandemia-em-piracicaba-49564

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support