Minhas publicações

Vínculos eternos

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), temos 12 mil rios percorrendo o território brasileiro em doze bacias hidrográficas.

Sabemos que as civilizações antigas tinham como principal critério para estabelecer suas aldeias, a proximidade da água. Por muito tempo os rios se constituíram como principal fonte de transporte e energia destas populações. Contudo, com a industrialização das áreas urbanas, muitos rios sofreram com o despejo de dejetos e doenças, tornando-se perigosos. Quando não eram vislumbrados como úteis, eram desviados, cobertos, colocados para baixo da terra e esquecidos.

Portanto, temos uma relação com aproximações e antagonismos sucessivos, materializados de forma distinta ao longo do tempo. Algumas de nossas comunidades ainda vivem em total integração com o ambiente fluvial, em que a água se presta ao banho, é usada para cozinhar as refeições, para a agricultura e às atividades de lazer e convívio.

Com poucas exceções, a relação harmoniosa de encontro da população com o rio ocorreu até a metade do século XX, no Brasil. A partir daí, a poluição e a dificuldade de acesso às áreas ribeirinhas foram expulsando a população de suas margens. A cidade foi se transformando, o sistema viário passou a dominar o desenho urbano, subjugando o meio físico; rios e córregos, que muitas vezes foram retificados e canalizados. Fica evidente que decisões focadas no sistema viário subestimaram a complexidade dos sistemas fluviais.

A partir da década de 1960, surgiram os primeiros movimentos de questionamento e reflexão sobre a relação entre a sociedade e o ambiente natural, onde as discussões contribuíram para a revisão dos paradigmas de crescimento e para a disseminação do conceito de desenvolvimento sustentável. Em países desenvolvidos, metrópoles de grande complexidade deram início à recuperação de áreas degradadas e de seus principais corpos d’água.

O texto da Constituição Brasileira de 1988 considera que a água é um bem público e a bacia hidrográfica uma unidade de planejamento e gestão. Pautados por estes novos paradigmas, os planos diretores, lei máxima de planejamento dos municípios brasileiros, de modo geral, inseriram em seu conteúdo a recuperação de fundos de vale. A legislação evoluiu para uma perspectiva de descentralização. Os comitês de bacia hidrográfica são um exemplo, como o do nosso PCJ (bacia Piracicaba,Jundiaí, Capivari ).

Reintegrar os rios urbanos na paisagem e fornecer uma relação humana com a água de forma includente são desafios para as cidades brasileiras. As ações de intervenção estão fundamentadas nos princípios conceituais da sustentabilidade e da infraestrutura verde, que visam reestruturar as características do rio urbano.

A artificialidade da cidade precisa se harmonizar com os aspectos naturais, ganhando ao melhorar o seu conforto, a qualidade do ar, a permeabilidade e sua salubridade. O meio ambiente é convidado a participar da rotina urbana de forma equilibrada. Esses ganhos podem atingir também a escala regional, uma vez que a água deixa de ser poluída no meio urbano e passa a abastecer a sua bacia hidrográfica com uma melhor qualidade, favorecendo todos que dela dependem para viver.

Os planos de recuperação de sistemas fluviais exigem projetos e investimentos de longo prazo. A visão sistêmica, que deve estar por detrás de planos desta natureza, inclui não apenas a escala do município, mas a da bacia hidrográfica, que pressupõe comitês compostos por todos os municípios que integram a bacia. Ainda assim, os ganhos pontuais, obtidos na escala do município, como a revitalização das áreas de influência dos rios, atraem investimentos, criam oportunidades de trabalho para a comunidade, promovem a valorização local, criam um espaço público mais humanizado e acolhedor, e a conscientização e envolvimento da sociedade civil, rumo a uma relação mais harmoniosa entre rios e cidades.

Fontes:

  • http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2632/1/Maria%20Cecilia%20Barbieri%20Gorski1.pdf
  • https://www.archdaily.com.br/br/01-157515/reivindicar-os-rios-a-ultima-tendencia-no-urbanismo
  • https://www.caurs.gov.br/rios-urbanos-reencontro-com-as-aguas-e-com-a-vocacao-das-cidades/
  • https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400305
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support