Minhas publicações

Respeito às àrvores

Árvores representam a maturidade dos jardins. Elas não podem ser esquecidas no projeto paisagístico. Assim, sempre que houver espaço, deve-se priorizar o seu uso.

Para nós, seres humanos, as qualidades interiores vão se sobressaindo, afirmando-se sobre as características físicas, com o passar dos anos. A velhice é resultado da maturidade e pode aprimorar nossas qualidades, dando-nos a capacidade de compreensão.

Da vegetação utilizada nos jardins, as árvores são as que mais vivem e se transformam. Mudam o cenário e geram novas relações entre as plantas. A beleza vem com a idade e quanto mais antigas, mais chamam a atenção pelo porte, floradas ou pela textura das folhas e do caule. Parecem acumular beleza e sabedoria.

No estudo inicial de um projeto, chamado de estudo preliminar, é necessário que se faça o inventário da vegetação existente no local. O critério vale para espaços privados e públicos. Deve-se privilegiar o que já existe, ao invés de simplesmente arrancar ou transplantar. Baseado nas expectativas e aspirações dos usuários, define-se o programa a ser atendido.

Árvores devem ser respeitadas. Quando já existem no terreno, os projetos ficam ainda melhores. Quando não existem, mas há espaço para o plantio, é necessário analisar o tipo de árvore que atenderá melhor o projeto. Formato da copa, florações, porte, beleza do tronco e densidade das folhas são algumas das características que influenciam a escolha. É importante também valorizar a flora nativa.

Ipês têm forma ovalada, flamboyans parecem sombrinhas gigantes e as quaresmeiras são arredondadas. A floração também é decisiva para a escolha da árvore. A imagem dos ipês floridos é exuberante, os jacarandás, com suas flores azul-violáceas, também são inesquecíveis.

Decisivo também é o porte da árvore. Precisamos levar em conta a altura em relação à fiação elétrica, por exemplo. O sistema radicular influi no que diz respeito às edificações e tubulações, para não causar rachaduras ou entupimentos. O tamanho das folhas deve ser considerado quando estão próximas de calhas ou piscinas.

Isoladas ou em grupo, modificam o ambiente. Se isoladas, merecem posição estratégica. Em grupo, oferecem o efeito de bosques e podem ser utilizados, por exemplo, como pano de fundo, que é o caso dos jardins de influência inglesa. Em projetos maiores, o foco pode ser outro, como mata ciliar, contenção de erosão, barreiras quebra-vento ou contra ofuscamento noturno e na arborização de rodovias.

Existe também uma grande tendência quanto à utilização de frutíferas. É interessante o uso, pois além do prazer de se poder comer o fruto no pé, são bonitas e podem atrair pássaros, como é o caso das pitangueiras.

Enquanto a vegetação anual utilizada nos projetos, como é o caso de muitas forrações, pode ser trocada a qualquer momento, as árvores são plantadas para uma convivência de muitos anos. Precisam, por isso, ser cuidadosamente escolhidas, para que possamos delas usufruir, em toda sua plenitude.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support